sábado, 8 de janeiro de 2011

Sete dicas para não perder a esperança

Sete dicas para não perder a esperança

Ricardo Sá
Foto: Wesley Almeida
Deus quer falar ao nosso coração para continuarmos nossa caminhada. Um cristão que não se sente a caminho está perdido. E esse caminho é um caminho difícil, pois Jesus já disse: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24b). A crucificação não é um caminho fácil, mas também não é um caminho triste.

“Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6, 19-21)

É preciso viver nesta terra sabendo que ela não é nossa pátria, por isso devemos viver nela construindo nossa casa no céu. Isso é um mistério grande demais, mas se você não entra nele [neste mistério], você está fora do plano que Deus tem para você. Precisamos viver nesta terra com "link" ligado no céu. Muitas coisas nesta terra nos são oferecidas, muita "felicidade". Mas esta terra é um lugar de sofrimento, basta olharmos para Jesus, que foi perseguido.

"Se eu não rezo, perco Jesus. Se perco Jesus, perco a esperança."Ricardo Sá
Foto: Wesley Almeida


Mas temos um convite para que caminhemos com alegria e muita consciência para o céu. Darei a vocês 7 dicas de como não perder a esperança:

Primeira dica: Jesus é a esperança. Se eu não rezo, perco Jesus. Se perco Jesus, perco a esperança. A nossa vida de oração é igual a nossa vida com relação aos nossos alimentos, ao meio-dia comecei a sentir fome, então, tive que comer. A minha oração é feita daquilo que eu faço e não daquilo que penso; não adiantaria nada eu ficar pensando na comida e não comê-la. E a Igreja nos oferece a Palavra de Deus para que rezemos com ela, e não tem como ler a Sagrada Escritura fazendo outra coisa; é necessário nos dedicarmos à oração.

Esperança perde-se, pois nos distanciamos da Esperança Personificada: Jesus Cristo. Nós precisamos rezar, ir à capela, ter um tempo só para nós e Deus, nos confessar, rezar o terço, estudar a Palavra, adorar a Jesus. É preciso nos achegarmos ao Nosso Senhor; e isso só é possível orando.

Essa é a dica mais importante, pois Jesus é a nossa esperança.

Segunda dica:
Exercite a esperança. Ela é uma virtude. Jesus é tão bom que, além de Ele ser nossa esperança, Ele mesmo nos dá forças para que a exercitemos. Se não exercitamos a esperança, ela morre. Abra um sorriso, desfranza a testa! Dê um olhar de esperança, apesar dos problemas, pois todos os temos.

Jesus nos diz: “Não vos preocupeis com nada”, pois já teve quem se preocupou por você e até morreu por você na cruz!

Terceira dica: Cerque-se de esperança. Procure pessoas que o ajudarão a crescer, a olhar para as coisas e ter esperança. Olhe ao seu redor e veja quem pode ajudá-lo a ter esperança, pois essa pessoa está cheia de Jesus.

Quarta dica: Fuja da maledicência. Quem fala dos outros para você, fala de você para outros. Nunca ninguém morreu porque deixou de falar; ao contrário, tem mais paz, é mais feliz. Não conseguimos ficar quietos, queremos ficar sabendo de tudo e passar para frente.

Quinta dica:
Cuide de alguém, dedique-se a alguém, pois, senão, você vira uma ilha e perde a sensibilidade quanto aos outros. Dessa forma, você perde a esperança, pois você só olha para si mesmo e perde a vontade de fazer o outro feliz. Ninguém aprende a cuidar de si se não aprende a cuidar do outro. Nós fomos feitos para o outro.

Sexta dica:
Tenha amigos mestres. Você precisa ter uma pessoa, no máximo duas, para partilhar tudo e ajudá-lo nas situações que vive. Alguém com que você fala sem medo das palavras, abrindo o coração para que possa ser ajudado, na esperança, a seguir em frente nos seus propósitos, para que você tenha propósitos na vida cristã. Um diretor espiritual.

Sétima dica:
Escute Jesus, que é a nossa esperança. Exercitemo-nos na escuta a Jesus Cristo. Essa dica é tão importante como a primeira, eu preciso parar para escutá-Lo, identificar a voz d'Ele em meio a tantas vozes.

Como ter esperança sem escutar Jesus? Essa dica une-se à primeira: orar, dar a Jesus o seu ouvido, reclinar seu ouvido ao Coração d'Ele, pois Ele quer falar com você, orientá-lo, dar-lhe palavras de salvação dia a dia.

A sétima dica é esta: escute Jesus. E como? Exercitando-se na oração, pegando o terço e rezando a jaculatória: “Fala-me, Jesus, ensina-me a Te escutar”.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Não desista do que é certo por causa das dificuldades!

A nós, seres humanos, cabem os projetos do nosso dia, da nossa vida; mas a resposta e a inspiração vêm de Deus. O homem deve planejar, mas para nós que somos cristãos isso também significa interpretar o plano de amor do Pai para conosco. Esse plano vai se revelando pouco a pouco e precisamos descobri-lo.

Existem muitas pessoas que me perguntam: Por que Deus não nos revela tudo de uma vez? Primeiro, porque saber de tudo que vai acontecer na nossa vida seria muito chato. O incrível da vida é a surpresa do dia a dia. Depois, porque existem coisas que só poderemos saber quando estivermos preparados. Saber antes só iria prolongar o sofrimento.

Deus sabe o que faz e só permite o sofrimento para que cresçamos e nos convertamos. O plano de Deus Pai só se realiza na nossa vida se nós colaborarmos com Ele. O plano não é imposto, é proposto. Há muitas pessoas que não aceitam o projeto de Deus e preferem ficar com o seu pequeno [projeto], alegando que a vida é delas e que fazem o que quiserem.

O caminho do Senhor, pode acreditar, é muito melhor que o seu! Os projetos de Deus para a sua vida são maiores do que você pode imaginar e do que os seus desejos humanos possam querer. Você deve sonhar, porque os sonhos nos levam para frente, mas é preciso estar atento à voz do Pai.

Todo caminho tem seus altos e baixos e você precisa de oração para permanecer na verdade. Não desista do que é certo por causa das dificuldades! Tenha misericórdia de você e das pessoas que o amam e pare de insistir no caminho errado!

Como você espera ser atendido por Deus se você vive magoando seus irmãos? Sim, porque, ao insistir em algo errado, as pessoas que amam você se magoam. Qual é o pai que presenteia um filho que vive massacrando o irmão? Normalmente, o pai coloca-o de castigo.

Primeiro, você precisa sair do caminho do mal, depois, persistir no caminho do bem. Porque não adianta sair e, tempos depois, cair nos mesmos erros de antes. Como evitamos isso? No versículo 6 da passagem que estamos refletindo hoje aparece a resposta: “É pela bondade e pela verdade que se expia a iniquidade; pelo temor do Senhor evita-se o mal”.

Confie os seus negócios ao Senhor e os seus planos terão êxito, meu irmão! É na intimidade, no seu encontro com o Senhor pela oração, que você descobre o que Ele quer de você. A demora de Deus também é uma resposta. É uma preparação para você receber o que deseja. O Senhor fez Moisés esperar 40 anos para receber o seu pedido, que era a libertação do seu povo.

Esperar não é fácil, mas essa disciplina que o Pai nos dá ajuda muito no nosso crescimento. Confie seus projetos nas mãos de Deus, faça essa experiência e compreenda que esta Palavra é verdade.


Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

domingo, 2 de janeiro de 2011

"Inaugure um novo tempo dentro de você!"


É momento de reassumirmos o nosso compromisso de cristãos. Recordando que Cristianismo é processo de Deus em nós. É a gente saber que nós estamos em uma caminhada, que nesta caminhada vamos ter alegrias e podemos ter dificuldades, mas não podemos desanimar. Não podemos esquecer o que aprendemos com Jesus.

É momento de evoluir. É sempre bom a gente encher o nosso coração de novas esperanças. A vida é a mesma, mas dentro de nós algo pode mudar.
Mais um dia? Não, o dia! A vida não pode ser repetição. Ainda que tudo esteja igual, eu não preciso ser."

Se a gente não se empenhar na construção de um novo tempo, nada acontecerá. É dentro de nós que o ano novo pode ser gestado. Há uma oportunidade de assumir uma nova postura. Estabelecer novas metas.
Aproveite a oportunidade e inaugure um novo tempo dentro de você. É preciso ter metas, é preciso ter projetos, é preciso saber onde você quer chegar. É preciso saber onde você precisa crescer, onde é que tem que melhorar, saber onde precisa colocar empenho, onde precisa retirar os excessos.

No ano que se inicia, temos a oportunidade feliz de nos transformarmos em pessoas melhores.

Só pode andar 2000 Km aquele que deu o 1º passo.

Dando os primeiro passos, vamos vivendo o processo de chegar onde queremos.

Temos a força de Deus em nós. Não estamos sozinhos. Temos a força criativa do amor de Deus na pessoa do seu filho Jesus, agindo no nosso coração.

"Te ter é a maior diferença em mim..."


Ter Cristo no coração é a maior diferença que nós Cristãos podemos ter.

Neste ano que se inicia, tenha como principal projeto:

- Deixar Deus ser um pouco maior dentro de você!

Não podemos ser homens e mulheres de sucesso na vida profissional, se a gente também não for um sucesso na vida espiritual. E o que que é o sucesso da vida espiritual? É aquele equilíbrio interior que nos faz ficar de pé diante das dificuldades. "Quem tem Deus no coração suporta um pouco mais as dificuldades da vida."

Ter Deus no coração é a maior riqueza que podemos ter, que nos ajuda a sermos pessoas melhores.

Que a vida de Deus cresça dentro de você!

GRUPO DE ORAÇÃO "NOVA JERUSALEM"

O grupo  de Oração  Nova Jerusalem ,  se reúne toda Segunda-feira às 19:30 na Igreja Santa Rita, bairro Santa Luiza. 
O Grupo de Oração  é conduzido pelo Espírito Santo e animado pelo anjos, onde as pessoas são levadas a terem uma nova experiência através do Batismo no Espírito Santo e assim conhecerem a Misericórdia de Deus através de Sua Palavra, curas e libertações